GameDev nas Escolas
GameDev nas Escolas
Com este projeto queremos mostrar que com a programação as pessoas podem adquirir um novo conhecimento, podendo até garantir um emprego muito procurado nos dias atuais. Por exemplo, modeladores 3D, são bastante procurados por empresas grandes com projetos AAA (jogos grandes), ou programadores, que apesar de ter muita gente nessa área e ser exigido bastante no currículo nas empresas, sempre há trabalho até fora do desenvolvimento de jogos.
Esta é a terceira etapa do projeto de pesquisa GameDev nas Escolas, no qual, na etapa anterior realizamos uma pesquisa sobre os conhecimentos gerais de programação dos alunos e uma oficina de desenvolvimento de jogos com tema livre. Na realização da oficina, diversos alunos demonstraram interesse pelo assunto e em aprender mais sobre a programação. Além do interesse dos participantes e de alguns alunos, esse trabalho se justifica pois a programação apresenta muitas aplicações atualmente, sendo também um recurso para ser utilizado pelos professores, em sala de aula, como um método de ensinar conteúdo, tornando o aprendizado muito mais atrativo.
Infelizmente, no Brasil, na maioria das redes de ensino a programação acaba não sendo abordada, sendo explorada em algumas redes privadas, junto com a robótica. Diante disso, damos continuidade a esse projeto de programação em uma escola pública para buscar aprender e ensinar demais alunos sobre esse tema, mostrando que essa tecnologia tem uma variedade de possibilidades, servindo como uma atividade que desenvolve diversas habilidades e conhecimentos.