Missão: De onde vem o Tom KaT?
No dia 12 de setembro de 2020, nos reunimos de forma online, para identificar de onde que o Tom KaT viria. Seria de uma cidade? Seria de outro país? De outro planeta? Ou de outra galáxia?
Surgiram duas possibilidades de nomes para o mundo do Tom KaT, A Katlândia e a Katópolis.
As crianças discutiram e pensaram o porque de utilizar os sufixos “lândia” e “polis”. A Becca, contou que quando aparece em alguns nomes de planetas e mundos diferentes, acrescenta-se a palavra lândia ou land.
Já a professora Carolina Muller compartilhou as definições de pólis e land para fomentar a discussão sobre as possibilidades:
Na Grécia Antiga, a pólis era um pequeno território localizado geograficamente no ponto mais alto da região
-lândia, substantival. exprime a ideia de espaço territorial, domínio territorial, espaço geográfico, região.
Após um belo debate e uma votação acirrada, chegaram a conclusão que o mundo do Tom KaT seria a Katolândia, por se tratar de um outro mundo, não sendo apenas uma cidade. E que Katópolis poderia ser o nome da capital da Katolândia.
No decorrer do encontro, surgiu a ideia do Tom KaT ter poderes, a Maria Eduarda disse que o maior poder dele é a UNIÃO, pois ele pode se conectar com as pessoas e também com vídeos, aplicativos e com a natureza.
A Beca nos contou que o cachorro é conhecido como amigo do homem e o gato ser amigo da casa. Assim, o Tom KaT poderia ser amigo dos lugares, animais e plantas.
Também chegaram a conclusão que no mundo do Tom KaT, existem muitos arranhadores e brinquedos de lã.
Em um determindo momento do encontro, surgiu a questão: Como ele sairia da Katolândia? E prontamente surgiram duas ideias, a primeira ideia foi do Davi e da Sara, que sugeriram que ele poderia sair com uma mochila a jato e a segunda da Maria Eduarda, sugerindo que ele tivesse um skate voador.
Relataram que na Katolândia, existem outros gatos, porém o Tom KaT é diferente dos outros gatos, porque normalmente os gatos são preguiçosos e o Tom KaT não é, porque ele é um explorador guerreiro e por esse motivo ele decide sair da Katolândia, para conhecer outros lugares.
Por fim, ficou definido que por cada local que o Tom KaT passar ele pode ganhar uma bandana e um botom com a bandeira de cada lugar, além de receber um carimbo no seu passaporte.
Esse encontro foi muito legal!
O debate sobre Katópolis e Katolândia me deixou encantada!
Estou curiosa para saber mais sobre o Tom KaT, seu mundo e suas viagens!