No dia 13 de Março de 2021, a professora Eliane abriu o nosso encontro falando sobre como começou a ConectaKaT e a criação do mascote Tom KaT. Em seguida, passou para Becca para fazer a mediação/coordenação da conversa.
Becca iniciou agradecendo a presença de todos e falou um pouquinho do que é o ConectaKaT.
A professora Dra Raquel agradeceu o convite e apresentou o vídeo da galinha pintadinha “Atirei o pau no gato” para conversarmos um pouco.
Raquel apresentou os 5 direitos principais dos animais e falou sobre os animais de rua. Lembrando da importância de castrar os animais de rua, também falou que as gatas podem ter em uma mesma gestação filhotes de gatos diferentes.
Isa perguntou se os gatos dormem muito e a professora Raquel falou que eles podem dormir até 16 horas por dia.
Descobrimos que para ouvir o coração dos gatos quando eles estão ronronando é preciso abrir uma torneira.
Becca perguntou sobre a castração das gatas, se não seria um direito das gatas ter filhos. Raquel respondeu que pensando nos animais abandonados, a castração é um ato de amor.
Becca perguntou sobre a criação de animais silvestres como animais de estimação. Raquel respondeu que existem situações que envolvem riscos para o ser humano
Isadora perguntou quantos anos humanos equivalem aos anos dos gatos. Raquel respondeu que a cada 1 ano de gato equivale a 7 anos humanos.
Isadora comentou que quando tem de levar no pet a gata eles precisam ficar caçando ela pela casa.
Davi perguntou se aconteceria alguma coisa se deixar sem cuidar do gato 1 ou 2 dias. E Raquel respondeu que é como um humano se não der comida e água ele vai sofrer. E pode ser considerado maus-tratos quando você sai por muito tempo e não cuida direito dos animais. Raquel falou que a nossa constituição diz que é nosso dever cuidar da fauna ou flora. E quem maltrata pode sofrer punições.
Sara disse: Aqui nós temos uma tartaruga que consegue ficar até 3 dias sem comer, mas não é o ideal. Raquel falou que há um cuidado grande para não haver desequilíbrio em função da tartaruga tigre d ‘água cruzar com a tartaruga americana.
Becca falou que não acha certo quem tem cobra sair com ela enrolada no pescoço por aí. A professora Raquel comentou que o tráfico de animais é o terceiro maior em movimentação financeira e que para ter animais exóticos em casa é preciso comprar animais de pessoas que tenham criadores e não daqueles que retiram da floresta.
Isadora perguntou sobre a rivalidade dos cães e gatos e Raquel respondeu que isso vem dos seus antepassados.
Becca perguntou como nós, enquanto crianças, podemos fazer para garantir os direitos dos animais. Raquel respondeu que nós podemos ter a posse responsável sobre os animais, conscientizar as pessoas sobre os cuidados dos animais e não maltratar os animais, buscando ajudar e acolher os animais de rua.
Para as próximas semanas OFICINA DE PONTOS NO MAPA para as crianças colocarem os animais que habitam a sua região, como é o nome científico desses animais.
Também ficamos curiosos com o tema e ficaram perguntas no chat, por isso vamos organizar uma entrevista com a professora Raquel Von Hohendorff para publicar no site/blog conectakat.com.