No dia 27 de Fevereiro de 2021, retomamos os encontros da Rede ConectaKaT e iniciamos falando sobre nossas férias, descrevendo para onde cada um viajou. Muitos falaram que foram para o litoral, assim como a professora Bruna que estava participando do encontro da praia.

Nisso, surgiram alguns questionamentos, sobre como são as praias do Sul e do Nordeste:

  1. Porque a água do nordeste é mais quente do que a água do mar do Rio Grande do Sul?
  • influências marítimas
  • quantidade de chuva

       2. E a temperatura do nordeste e do sul, porque é diferente? 

  • mesmo com chuva o Maranhão é mais abafado.
  • No inverno do RS é mais frio.

Rebecca pesquisou sobre as correntes marítimas para descobrir porque a temperatura das águas mudam de região para região.

Na continuidade do encontro, falando sobre as férias, Manuela mostrou suas mandalas (pintura) e Isabella fez um trabalho sobre os planetas.

A professora Eliane falou que o TomKaT viajou de volta para a KaTolândia e contou para seus amigos sobre os problemas que encontrou sobre a internet e como as pessoas faziam mau uso (fake news, bulling, segurança). Eliane sugeriu que sejam convidadas pessoas para conversar sobre cada tema que tenhamos curiosidade.

Becca sugeriu que fizéssemos encontros com esses especialistas 1 vez por mês, já que temos somente dois encontros por mês.

Sobre a participação dos KaTs na gestão da ConectaKaT, a professora Bruna apresentou a ideia de criarmos os embaixadores para a ConectaKaT e perguntou o que são embaixadores.

Becca disse que conhece os embaixadores que são responsáveis sobre uma página do instagram de pets, ou seja, eles representam uma entidade.

Completou dizendo que também existem embaixadores de países, estados… Assim, poderíamos ter embaixadores no Conecta.

Becca sugeriu que os estados que tem uma criança essa automaticamente seria a embaixadora do estado, já as que tem mais de uma podem conversar entre elas e definir quem vai ser e depois podemos fazer a troca entre os embaixadores (6 em 6 meses ou por trimestre).

Embaixadores:

RIO GRANDE DO SUL  – 

SANTA CATARINA – 

PARANÁ – 

SÃO PAULO – 

PIAUÍ – 

MARANHÃO – 

AMAZONAS – 

Becca sugeriu: O que as crianças poderiam fazer para representar a ConectaKaT? O que fazer para trazer mais crianças para a rede do ConectaKaT? Quais ações os embaixadores podem fazer para trazer mais amigos?

Becca contou como chamou o Stelinho para participar da rede.

Passando para o próximo assunto da pauta, a professora Ilka falou sobre o vídeo da professora Érica, que é uma menina de 12 anos e fez uma escola para poder ensinar seus amigos a ler e escrever, que começou brincando de escolinha e foi coletando materiais para usar na sua escolinha da esperança.

Seus pais são catadores de lixo e a escola foi sendo equipada com materiais coletadas no lixo. Quando crescer ela quer ser advogada para poder ter defender os mais necessitados. O sonho da menina é ter uma casa melhor, com tv para poder chamar os amiguinho e dar uma vida melhor aos pais.

Após assistirmos o vídeo, cada KaT comentou um pouco sobre suas percepções. 

  • Becca achou a história da Érica muito inspiradora, pois mesmo sem ter condições, ela luta para dar o melhor aos outros.
  • Manu falou que ela tem um coração muito grande, pois mesmo sem ter muito ela sempre tenta ajudar os outros, achou muito bonito da parte dela.
  • Juan o vídeo mostra que as vezes as pessoas tem tudo mas não quer, tem preguiça, falta de vontade e ela com pouca coisa conseguiu realizar seu sonho.
  • Davi disse que tem gente que tem muito e ainda reclama e tem gente que tem pouco e agradece.
 

Eliane instigou as crianças a pensarem sobre como podemos relacionar o vídeo com o ConectaKaT.

Becca disse que a gente pode pensar em ajudar os outros com a Conecta.

Como podemos ajudar os outros KaTs da região ribeirinha.

Eliane sugeriu que as crianças acrescentem em seus pontinhos no mapa das viagens do Tom KaT.

Becca sugeriu que a gente fortalecesse mais a rede do Conecta, colocando o desafio de chamar pelo menos mais duas pessoas para integrar a rede. E depois disso, chamar as pessoas para conversar sobre as nossas curiosidades.

Eliane sugeriu que a gente convidasse alguém para o próximo encontro e as crianças disseram que queriam conversar primeiro com a especialista em animais.

Para que quando pudermos ajudar as crianças do Brasil e do Mundo.

Becca sugeriu que a Conecta escrevesse uma carta para a ONU ou a UNESCO. Sobre isso, a professora Eliane disse que primeiro precisamos definir os embaixadores.

Manu falou que na parte dos animais, podiam pensar nos animais de rua, como podemos ajudar eles. Becca e Manu vão criar no Canva um banner para divulgar nosso próximo encontro com a Veterinária, que será chamado de “Tô Ligado!”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *